terça-feira, 24 de março de 2009

Não é perder que me custa, é aturá-los depois!

Ora porra! Até parece que o Sporting teve culpa do que aconteceu! Até parece que o Sporting pôs as culpas no Benfica! Não tarda nada e impedem os sportinguistas de expressarem livremente as suas opiniões e dizerem de sua justiça, porque parece que a "elite" começa a ficar incomodada com a nossa indignação! Mas que raio! Então mas temos que ser roubados e ficar calados? Querem-nos convencer que o que aconteceu é normal? Em vez de ficarem quietos, porque o assunto não é com eles, guardarem a Taça e deixarem o Sporting lutar por aquilo que acha justo, não senhor, ainda atiram postas de pescada cá para fora, pela boca d'um novo "Xico Esperto" do futebol português!

João Gabriel de seu nome, que disse coisas como:

"O Sporting tem falta de fair play e mau perder"... "Dois jogadores do Sporting deviam ter sido expulsos"... "O Benfica é que foi prejudicado"... "Vencemos com todo o mérito"... "Tivemos um percurso completamente transparente até à final"... "Acompanhamos sem surpresa mas com muita atenção a campanha montada para segurar o segundo lugar"... "Eles querem o segundo, nós queremos o primeiro"... "No Sporting/Benfica, do campeonato, achamos estranho a segunda parte do Sporting"... "Pedimos controle anti-doping para o final da Taça da Liga"... etc... etc... etc...

Hoje vem o Luisão, num jornal desportivo diário (qual havia de ser!) dizer que "Querem tirar brilho à nossa vitória" e "O Benfica conquistou a Taça da Liga com mérito"...

Oh, meu bom Deus, ajuda-me a compreender esta gente, e Diz-lhes que ninguém do Sporting os atacou! Que a "guerra" não é contra eles! Guardem a Taça e sejam felizes, que não tiveram culpa com as decisões da arbitragem, mas calem-se e parem com essa mania da perseguição!

E depois é assim, "Querem tirar brilho"?... que brilho? (...) "Ganhamos com mérito"?... mérito, Luisão?

  • Mérito: do Lat. meritu
  • s.m.,
  • merecimento, aptidão, superioridade, bom serviço no desempenho de quaisquer funções

Mérito, Luisão?

Com o mesmo mérito com que marcaste aquele golo ao Ricardo, que tirou um campeonato ao Sporting!?

Com o mesmo mérito da mão do Rony, que tirou outro campeonato ao Sporting!?

Mérito duma bola que bate no peito e 'rouba' uma Taça ao Sporting!? Ó rapazito "por qué no te callas?"

Desculpem lá mas não há pachorra para tanta estupidez junta. É como eu costumo dizer, não é perder que me custa, é aturá-los depois.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Roubo de Igreja para a Catedral…

Mas porque será que já não me admiro? Mas porque será que já nem acho estranho? Mas porque será que nem me senti (muito) revoltado? Mas porque será que me limitei a sorrir e a abanar a cabeça? Porque o futebol português é cada vez mais assim! Porque de há meia dúzia de anos a esta parte os árbitros vêem os seus erros mais grosseiros passarem impunes. E ninguém está inocente. Ninguém.

Sim, há erros desculpáveis e outros nem por isso. Este a que me refiro foi dos “nem por isso”. Penalti contra o Sporting. Qual é o espanto? Já estou tão habituado! De fora da área contra o Trofense, logo a abrir o campeonato… a célebre mão do Rony, do Paços, que bem pode ter custado um título ao Sporting… bolas cortadas consideradas atrasos ao guarda-redes… penáltis reclamados contra o FC Porto e contra o Benfica, num passado tão recente e tão presente… penáltis que não foram assinalados. Ainda no último Sporting-Benfica, o Maxi Pereira, defendeu com o cotovelo dentro da área, de frente para o árbitro, e nada foi assinalado… o ano passado na Luz, mais do mesmo… enfim.

Como eu disse, ninguém está inocente. Não podemos ter a memória curta. O Sporting também já beneficiou de erros da arbitragem, claro que sim. Se calhar não tão “escandalosos”, se calhar não tão “decisivos”, mas… não me armo em virgem ofendida, nem me vitimizo, e recuso as outroras tão comuns vitórias morais. Tal como o Pedro Silva, também não quero essa medalha.

Como eu me farto de dizer, no fim das contas do deve e do haver, os mais prejudicados são sempre os clubes pequenos, e desses nem reza a história das parangonas jornalísticas. Agora, no fim dessas mesmas contas só com os três grandes, também não tenho dúvidas que o mais prejudicado é o Sporting. Disso não tenho mesmo dúvidas nenhumas, e penso que ninguém, de boa fé, tem.

Agora este penalti que o Sr. Lucílio Baptista assinalou contra o Sporting é de bradar aos céus! Porra, que este nem lembrava ao diabo! Por favor Sr. Lucílio, não me peça desculpas que não as aceito, diga-me só o que viu? Ou o que não viu! E diga-me, por favor, porquê insistir no erro se um auxiliar lhe diz “não vi” e outro lhe diz “não foi”?

Sr. Lucílio, tem consciência que “deu” a Taça da Liga ao SL Benfica? O Sporting tinha o jogo dominado, estava a vencer por 1-0, onze contra onze estava mais perto do 2-0 que do 1-1… e o senhor fez aquilo! Se o senhor não viu o braço na bola nem a bola no braço, porque não pode ter visto o que não existiu, marcou penalti porquê?

E porque será que eu não vi o Sr. Rui Costa (pessoa que por acaso até admiro) nervoso, como tenho visto nos últimos jogos? E porque será que o Sr. Luís Filipe Vieira disse antes do jogo “Lucílio Batista? Só podem estar a brincar comigo!”

E assim fica o Sporting como convidado (de luxo) das finais da Taça da Liga. No ano passado, primeira final, perdemos nos penáltis para o Vitória FC (Setúbal). Este ano, mesmo estádio, mesma final, e perdemos nos lucílios… perdão, nos penáltis para o SL Benfica.

Pode ser que à terceira seja de vez. Viva o Sporting Clube de Portugal.

Podium:

Pedro Silva (Prémio Lançamento da Medalha). Achei mal, não o devia ter feito… aliás, acho mesmo que, das duas uma, ou ninguém subia ao estrado para receber as medalhas “comemorativas da presença”, como disse com muita graça (!) o comentador da SIC, ou então não as deitavam fora… ofereciam-nas ao Sr. Batista, como… prémio de carreira, ou de valor, como ele disse!

Paulo Bento (Prémio de Mímica), “Isto foi um roubo”… disse ele em linguagem gestual!

Quique Flores e Nuno Gomes, vencedores exéquo, do (Prémio Verdade Desportiva), “O Benfica foi um justo vencedor”… disseram eles.

Carlos Martins (Prémio Prato com Saliva). O último a cuspir no prato onde comeu. Não pelo golo, claro, que aí não fez mais que a sua obrigação, mas pelas declarações infantis de “marquei o penalti com muita tranquilidade…” Podias meter a ironia e o teu benfiquismo primário, sabes onde?

Lucílio Batista (Prémio José Saramago). Ensaio Sobre a Cegueira! Sem mais comentários.

Alguns adeptos do Benfica, meus conhecidos (Prémio Estupidez Militante). Tenho sido brindado com algumas pérolas, nestes últimos dias, assim como: “Claro que bateu no braço, o Di Maria estava bem perto e deu logo a indicação ao árbitro”… “Estamos fartos de ser roubados, por isso foi bem feito”… “Deviam expulsar o Pedro Silva e o Paulo Bento, do futebol”… “A nossa vitória foi justíssima”… etc…

Alguns amigos e colegas de trabalho, adeptos do Benfica (Prémio O Silêncio dos Inocentes). Obrigado por ficarem caladinhos e pelos vossos sorrisos envergonhados.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Não é 12-1... e 7-0 é maior que 7-1!

Procurei. Confesso que procurei, mas não encontrei! Fui ao Google, ao YouTube, a outros motores de busca, e nada!... Escrevi "Bayern-12; Sporting-1", e nada!... Bom, presumo que tenha sido brincadeira do jornal... "A Redondinha".
Agora a sério, achei uma nojice aquela primeira página desse diário "bíblia?" desportivo português (!?). Esse jornal trata o Sporting como lixo, como se fosse um clube estrangeiro tão distante e desprezível quanto possível! Para uns tudo é desculpável e branqueado, para outros a tentativa de humilhação é constante. Imperdoável!
Desmistifiquemos os "tais" 12-1 que só existe na cabeça dos frustrados que viram assim uma saída airosa, dez anos depois, para uma derrota que ainda não tem rival. A de Vigo.
Sejamos honestos, em futebol não há "vergonhas" nem "humilhações", não há "massacres" nem "acidentes", há resultados positivos (vitórias e alguns empates) e negativos (derrotas e alguns empates). Os 7-0 de Vigo acontecem aos melhores e a prova disso foram os 7-1 de Munique. Ainda o ano passado, também na Champions, o Man Utd "deu" 7-1 à AS Roma...
São coisas que acontecem. E há que as ultrapassar com um sorriso no rosto e muitas vitórias seguidas. Apoiar o clube que sofre esse revés é o princípio do renascer da alma do próprio clube e seus apoiantes. E por vezes é bom purificar. Sofrer e ultrapassar dificuldades torna-nos mais fortes e poderosos. Claro que se eu pudesse escolher, não sofria (perdia) nunca, muito menos por muitos... mas difícil é aceitar a derrota e saber perder, porque saber ganhar é mais fácil e nem toda a gente sabe. Aceito o destino, agora essa dos 12-1 é que eu não "engulo".

terça-feira, 17 de março de 2009

Sporting Blog

Era para ser este o nome do blogue, em português, Blogue Desportivo. Mas como o "Sporting" ia afastar os meus amigos do FC Porto e do SL Benfica, decidi batizá-lo de "Treinador de sofá"!

O "Treinador de sofá" pretende "discutir" educadamente e com alguma graça, pelo menos assim o pretendo, as incidências do nosso futebol.

Como já seria esperado, o destaque vai 100% para o meu... "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, Eis o Sporting" ...clube do coração...

...Sporting Clube de Portugal!

José Sarmento