segunda-feira, 23 de março de 2009

Roubo de Igreja para a Catedral…

Mas porque será que já não me admiro? Mas porque será que já nem acho estranho? Mas porque será que nem me senti (muito) revoltado? Mas porque será que me limitei a sorrir e a abanar a cabeça? Porque o futebol português é cada vez mais assim! Porque de há meia dúzia de anos a esta parte os árbitros vêem os seus erros mais grosseiros passarem impunes. E ninguém está inocente. Ninguém.

Sim, há erros desculpáveis e outros nem por isso. Este a que me refiro foi dos “nem por isso”. Penalti contra o Sporting. Qual é o espanto? Já estou tão habituado! De fora da área contra o Trofense, logo a abrir o campeonato… a célebre mão do Rony, do Paços, que bem pode ter custado um título ao Sporting… bolas cortadas consideradas atrasos ao guarda-redes… penáltis reclamados contra o FC Porto e contra o Benfica, num passado tão recente e tão presente… penáltis que não foram assinalados. Ainda no último Sporting-Benfica, o Maxi Pereira, defendeu com o cotovelo dentro da área, de frente para o árbitro, e nada foi assinalado… o ano passado na Luz, mais do mesmo… enfim.

Como eu disse, ninguém está inocente. Não podemos ter a memória curta. O Sporting também já beneficiou de erros da arbitragem, claro que sim. Se calhar não tão “escandalosos”, se calhar não tão “decisivos”, mas… não me armo em virgem ofendida, nem me vitimizo, e recuso as outroras tão comuns vitórias morais. Tal como o Pedro Silva, também não quero essa medalha.

Como eu me farto de dizer, no fim das contas do deve e do haver, os mais prejudicados são sempre os clubes pequenos, e desses nem reza a história das parangonas jornalísticas. Agora, no fim dessas mesmas contas só com os três grandes, também não tenho dúvidas que o mais prejudicado é o Sporting. Disso não tenho mesmo dúvidas nenhumas, e penso que ninguém, de boa fé, tem.

Agora este penalti que o Sr. Lucílio Baptista assinalou contra o Sporting é de bradar aos céus! Porra, que este nem lembrava ao diabo! Por favor Sr. Lucílio, não me peça desculpas que não as aceito, diga-me só o que viu? Ou o que não viu! E diga-me, por favor, porquê insistir no erro se um auxiliar lhe diz “não vi” e outro lhe diz “não foi”?

Sr. Lucílio, tem consciência que “deu” a Taça da Liga ao SL Benfica? O Sporting tinha o jogo dominado, estava a vencer por 1-0, onze contra onze estava mais perto do 2-0 que do 1-1… e o senhor fez aquilo! Se o senhor não viu o braço na bola nem a bola no braço, porque não pode ter visto o que não existiu, marcou penalti porquê?

E porque será que eu não vi o Sr. Rui Costa (pessoa que por acaso até admiro) nervoso, como tenho visto nos últimos jogos? E porque será que o Sr. Luís Filipe Vieira disse antes do jogo “Lucílio Batista? Só podem estar a brincar comigo!”

E assim fica o Sporting como convidado (de luxo) das finais da Taça da Liga. No ano passado, primeira final, perdemos nos penáltis para o Vitória FC (Setúbal). Este ano, mesmo estádio, mesma final, e perdemos nos lucílios… perdão, nos penáltis para o SL Benfica.

Pode ser que à terceira seja de vez. Viva o Sporting Clube de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário