quarta-feira, 29 de abril de 2009

Peço encarecidamente...

... à comunicação social (jornais, rádios e canais de televisão) e às pessoas em geral (incluindo fóruns, blogues e sites na net) que parem de inventar nomes e respeitem a sua origem.

Estádio Algarve... não é Estádio do Algarve!

Estádio José Alvalade... não é Alvalade XXI, nem José Alvalade séc. XXI, nem Alvaláxia, nem tão pouco Estádio José de Alvalade!

Sporting Clube de Portugal... não é Sporting de Lisboa, nem Sporting Lissabon!

Outro erro que se tornou comum ao longo dos anos, e porque dá mais jeito a dizer, os própros dirigentes e jogadores o fazem, é trocar o nome dos clubes pelas respectivas cidades, a saber:

- Vitória Futebol Clube... de Setúbal, vulgo Vitória de Setúbal.
- Vitória Sport Clube... de Guimarães, vulgo Vitória de Guimarães.

E, já agora, FC do Porto... não é "Porto", Porto é o nome da Mui Nobre e Leal, Cidade Invicta.

Muito obrigado.

Equipa de Veteranos de Tavira



Estes rapazes de barrigas proeminentes, graças às frescas loirinhas e aos anos que não perdoam, lá se vão divertindo a jogar à bola. Foram, no dia 11, aos Açores, empatar 2-2 com o Sporting da Horta, e dia 1 de Maio vão a Liverpool, defrontar os barrigudos de Anfield Road!... Isto num rol de muitos e muitos jogos por este país fora! Fantástico, rapazes, divirtam-se. É caso para dizer "You'll Never Walk Alone"



Um abraço, ao meu amigo guarda-redes, Victor.

Mais uma ficha, mais uma volta!

Mais uma jornada do nosso campeonato em que nada mudou na frente, os três da vida airada lá venceram os seus jogos e o FC Porto cada vez mais perto do tetra.

Sporting-2; Estrela-1

Um Sporting, rápido, nervoso e eléctrico a querer resolver o jogo em dez minutos, contra um Estrela que quanto menos dinheiro recebe, mais e melhor joga! Postiga a abrir com Liedson a fechar, e pelo meio um golo de Marcelo Goianira à Cristiano Ronaldo, resolveram um jogo que deixa um resultado enganador para quem não viu a partida. Resultado justo, embora curto.

SL Benfica-3; Marítimo-2

Só vi a segunda parte. O jogo ganhou interesse (para mim, claro) depois do Marítimo reduzir para 3-2. Fiquei à espera da reviravolta até final, porque transformar um 3-0, num 3-3 tinha imensa piada... para mim, claro... repito.

FC Porto-2; Vitória FC (Setúbal)-0

O costume. Num jogo que prometia complicar-se, ficou resolvido em meia dúzia de minutos por um senhor chamado Lisandro Lopez, Licha para os amigos. A segunda parte já não vi, porque já não tinha piada. Sim, para mim, claro.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevista ao Pepe

(Legenda: TS=Treinador de Sofá; P=Pepe)

TS - Boa tarde Pepe.

P - Boa tárrdji

TS - Então diga-me lá, o que lhe passou pela cabeça para fazer o que fez ao Casquero, do Getafe?

P - Hein?

TS - Sim, aquela bárbara agressão!

P - Bárrbárá!? À mia muié num si cháma Bárrbárá não...

TS - Tem sentido de humor, o Pepe, refiro-me à falta que fez para penalti e o que se seguiu!

P - Si siguiu qui o cára falhou o pénautji... foi uma pánenka mau feita!...

TS - Pepe, vamos lá a ver se nos entendemos, Acordo Ortográfico à parte, vamos ou não falar sobre o seu comportamento naquele lance? Foi isso que me trouxe aqui.

P - Legau... à gentji podji falá, num tem pobrema... eu puis à mão nu cára e o cábra caiu, dispois trupicei neli...

TS - Tropeçou Pepe? Por amor de Deus, você pontapeou-o selvaticamente!

P - Chutei nu'á, mais o cara táva ali caído e eu toquei neli sim queré... mais peço disculpa, viu? O Pepe num é maudoso! Eli caiu e eu trupicei no cára e puntapiei na atjimusfera, ele tava djibaixo e levou, sin queré, craro...

TS - Pepe, você não admite, mas o que se passou foi que você teve um acto tresloucado, indesculpável e inexplicável...

P - Eli xingou a minha irrmã caçula! E mi chamou dji purtuga! E eu lhi chiguei à rôpa ô pelo... né?

TS - Pepe, o Casquero foi derrubado e acto contínuo agredido, ele nem teve tempo de reagir, quanto mais de o insultar...

P - Pepi tá fican'no nerrvoso...

TS - Desculpe lá, mas não me cala, vim de Portugal para falar consigo e tentar perceber... você pontapeou-o nas pernas, nas costas e depois ainda o pisou no peito! Pelo meio ainda socou outro adversário! Que raio, Pepe, isto não tem explicação, foi uma vergonha para si, para o Real Madrid e para Portugal!

P - Pepi tá fican'no mais nerrvoso, mais vô tentá ixpilicá. Primêro ele caiu sem eu lhi tucá... dispois trupicei nêli, dispois mi lembrei do sargentão Felipão e fiz dji conta que soquei outro cara, num tenho é culpa qui eli chigásse à cára à frentji... eli é qui mi agridjiu, num sabí? Ainda mi dói à mão... intão trupicei dji novo e pisei o Casquero... foi assim qui si passô!

TS - Essa sua explicação não convence ninguém, Pepe, e digo-lhe muito sinceramente, espero que você seja castigado exemplarmente e não volte a vestir a camisola da Selecção Portuguesa...
...
... (pum, catrapum, pimba... toma, aii, uii, tráz páz, catrapimba...)
...

P - Cê tá bem cára?
...
...

P - Eu ávisei... Pepi táva fican'no muito du nerrvoso... a agora trupicei im você!...
...
...

P - Si levantxi cára... qué isso in sua cara, é sangui? Num fui eu! Num foi Pepi não...
...
...

E assim regressei a Portugal, com a entrevista possível para o blogue e com menos 3 dentes e mais 7 pontos no sobrolho.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vou até Madrid...



E agora tenho que ir andando, vou até Madrid. Entrevistar o Pepe. Vou tentar perceber como se pode acabar com uma carreira em 15 segundos! Volto com a entrevista. Fui!

Na frente tudo na mesma

O FC Porto foi vencer a Coimbra, por 3-0. Parece que houve um penalti no fim da primeira parte que podia ter mudado o rumo do jogo, mas... Não vi o jogo, só os resumos. Provavelmente o FC Porto vencia na mesma, mas... fica sempre um "mas", e era escusado.

O SL Benfica foi "tirar a barriga de misérias" em Setúbal, o Vitória jogou tão mal que até o Nuno Gomes marcou dois golos! Também não vi este, mas disseram-me benfiquistas amigos que "foi o mesmo que bater em mortos"! Tá tudo explicado. O resultado foi de 4-0 para os da Luz. Pergunta: O David Luiz não pode ser expulso, Srs. árbitros!?

O Sporting CP teve o jogo mais complicado. Desfalcados de jogadores como Izmailov, Grimi, Vukcevic, Rochemback... apresentou sete jogadores da formação (Rui Patrício, Daniel Carriço, Marco Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Bruno Pereirinha e Adrien Silva), com um meio campo sub-21, deram bem conta do recado. Com um golo (mal) anulado no final do primeiro tempo (não foi "pé em riste" foi "pela boca morre o peixe - Paulo Bento"). Os de Guimarães começam a segunda parte a vencer com um golo de Roberto, e foi preciso esperar (aguenta coração) pelos últimos dez minutos para ver o Sporting dar a volta ao marcador, com golos de Derlei e Liedson. Só uma nota, Derlei podia ter sido expulso por entrada violenta sobre um adversário, e o amarelo a Moutinho é mal mostrado. Mas, se tudo correr bem frente ao Estrela, até foi em boa altura!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Portugal-3; Espanha-1

Portugal vence a Taça das Nações (Torneio de Montreux) em Hóquei em Patins, 2009








Desde 1997 que não venciamos esta prestigiada competição. Nós que somos uma potência mundial da modalidade, juntamente com a Espanha, Itália e Argentina. França e Suiça começam também a chegar-se à frente e... Angola que ficou em quarto, derrotada pela grande Argentina por 3-2!!! Parabéns Portugal, parabéns Angola.


Curiosamente as últimas sete edições foram dominadas por Portugal e Espanha (em 1995 venceu um clube, o Barcelona), pois estas últimas 7 finais foram sempre com estes dois países! Portugal venceu 1997 e 2009... e a Espanha os cinco do meio!


Nota: Se gostas de Hóquei em Patins, visita o blogue, http://patinslover.blogspot.com


Viva Portugal!!!!!!!

domingo, 12 de abril de 2009

Jornada 24

FC Porto -3, Estrela da Amadora-0

Tudo normal, mais uma vez. Venceu a melhor equipa, que até começou o jogo a poupar jogadores para o Manchester.

Sporting -3, Naval-1

Jogo sem história. Vitória normal da melhor equipa que, ainda assim, fez um jogo muito fraquinho. Liedson continua o abono de família, é um jogador completo.

Benfica-0, Académica-1

A "vingança" encarnada terá de ficar adiada. A Académica, precisamente um ano depois, volta a derrotar o Benfica em pleno Estádio da Luz! O ano passado por 0-3, e agora por 0-1. FC Porto e Sporting agradecem à "Briosa" equipa de Coimbra.

Torneio Internacional de Andebol Cidade de Tavira

Fui até ao Pavilhão Eduardo Mansinho ver o Sporting derrotar os espanhóis do PAN Moguer, por 34-30 (Los leones del Sporting portugués, el equipo con el palmarés más amplio del balonmano de ese país. Como en Badajoz, durante la pretemporada, los de Moguer no pudieron superar al equipo luso, que milita en la máxima categoría del balonmano en Portugal, y cayeron por un 34-30 - site do "PAN Moguer"). A seguir jogaram Vela de Tavira e Benfica com vitória dos visitantes. No dia seguinte os espanhóis derrotaram a equipa de Tavira e o Sporting venceu o Benfica por 38-33, vencendo o Torneio.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Orgulho Nacional

Ia eu falar da última jonada da nossa Liga! E dou comigo a pensar que não vale a pena. É porcaria a mais. O E. Amadora-Benfica foi de tal maneira "estranho" que nem vale a pena comentar... de quatro penaltis, marcaram-se três que não eram e deixou-se por marcar o único que era, e assim, a tal equipa que não treinava à nove dias deu uma lição de humildade e melhor futebol aos milionários da Luz.

O Sporting venceu, com dificuldade, um Leixões em queda, mas com a "desculpa" de jogar com oito jogadores da formação... e não me venham falar no "penalti" do Abel... primeiro porque a bola ressalta no peito, e depois porque o remate é à queima-roupa, mesmo que lhe tocasse no braço nunca seria penalti... a não ser, claro, que o árbitro se chamasse Lucílio Baptista. Com esse basta que toque no peito.

As declarações do treinador do Leixões (já nos havia habituado no Paços...) são, no mínimo, ridículas... mas, como já disse, estamos habituados... "Um penalti que todo o estádio viu"... "É assim que se fazem resultados"... enfim, que seja feliz!

O FC Porto venceu com a classe do costume em Guimarães. Sem mais comentários.

E eu que não queria comentar a jornada, acabei por... desabafar. Fico à espera das vossa críticas "venenosas" ... chutem que eu defendo.


E agora para algo realmente sério. A equipa da minha terra é um orgulho! Sou sportinguista, mas portuense orgulhoso daquilo que o "meu" FC Porto continua a fazer além-fronteiras. Só me resta dar-lhes os parabéns e desejar que o meu Sporting, um dia, chegue perto deste nível. Sim, porque o FC Porto dos últimos 20/30 anos pertence a um outro "Mundo"... Juntem o Sporting ao Benfica (lagarto, lagarto...) e não conseguem fazer um FC Porto.

Continuo a "chorar" a final da UEFA perdida em Alvalade em 2005. E continuo a recordar a Taça dos Campeões... Liga dos Campeões... Taça UEFA... Taça Intercontinetal... Supertaça Europeia... e muitos Campeonatos e outros troféus que o FC Porto vem vencendo. É assim, sportinguista sempre e até morrer, mas quando vejo classe sou capaz de a conhecer e reconhecer. Mais uma vez, parabéns aos meus amigos e familiares portistas.


Só uma última nota: Que vergonha jornal Record... hoje, nas primeiras páginas, vê-se n'A Bola "Nada é Impossível", com o FC Porto em toda a primeira página. N'O Jogo "Yes We Can", com o FC Porto em toda a primeira página. No Record, o Título é "Quique tremido", com a cara do senhor em grande destaque!!!... Depois, em cima, num quadradinho de 1/16 do jornal, lá fazem referência à vitória do FCP em Manchester!... Que vergonha.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cadê os outros?

Carlos Daniel, jornalista, director adjunto da RTPN, pivô do Domingo Desportivo, escreve um artigo de opinião no jornal Record todas as sextas-feiras.
O do dia 27 de Março, dizia a "páginas tantas" que "o futebol português anda em brasa" (...) "caem achas de todo o lado" (...) "E já nem falo dos blogs, espaço fundamental dos novos tempos, mas que no futebol, por via desta cegueira alimentada, se transformaram no insuportável vazadouro do insulto gratuito, cobarde e ignorante".
Ó Sr. Carlos Daniel, não meta todos os blogues no mesmo saco! Este, por ex, que ninguém conhece... mas existe, não insulta ninguém, nem de forma gratuita nem a pagar. Não é cobarde nem ignorante!
Deixe-me que lhe diga, que se o futebol português está (como diria Carlos Queiroz) uma porcaria, a culpa não é dos blogues. E pior que o pior dos blogues, que só lê quem quer, são as autênticas nojices clubísticas em forma de frases mal escritas, que passam nos rodapés dos programas desportivos, como "O Dia Seguinte", "Domingo Desportivo", Fórum da sportv" entre outros.
Porque à conta desses rodapés, que dão muito dinheirinho senão não estavam lá, eu já deixei de ver esses programas desportivos, fóruns e quejandos... não estou para me incomodar! Já não chegavam certas "opiniões" de certas abéculas a quem dão tempo de antena, ainda temos que ler os insultos e impropérios que passam em rodapé!
E depois, Sr. Carlos Daniel, há colegas seus, jornalistas... profissionais... com responsabilidade, que escrevem artigos "coloridos" nos jornais que são autênticos atentados à saúde pública e desportiva de qualquer sportinguista que se preze.
Mas, ok, a culpa agora é dos blogues. Olhe, leia o meu e divirta-se, que eu não maltrato ninguém.
Saudações Desportivas e Leoninas